Não deixe o tema se tornar um tabu, pois já está sendo, entenda o que os pequenos já sabem, o que eles acham que é, como eles se sentem em relação a isso e que solução dariam para o que tem passado. Prefira esperar as perguntas, para trazer o assunto á discussão, principalmente se elas tiverem menos de 6 anos.
O Radar das Crianças.
Crianças são muito sensíveis com o que acontece ao seu redor, mesmo que não consigam falar sobre isso. Filtre as informações que chegam, com relação á maturidade e idade da criança. Tente dar uma percepção de calma, porém valide os sentimentos de preocupação ou ansiedade que ela possa ter.
Conforto e segurança.
Veja quais são os medos da criança, assegure que alguém cuidará dela, ensine-a a se proteger, como lavar bem as mãos e ficar em casa. Pensem juntos em saídas para ela se sentir melhor e conte que tem muito gente incrível trabalhando para tudo isso acabar logo.
A Importância do Brincar.
O brincar organiza os pensamentos e sentimentos da criança, a deixe descobrir brincadeiras que usem o corpo, tolere certa bagunça e aproveite para conhecer melhor o mundo dos pequenos. Não se cobre em se tornar um recriador 24 horas por dia, deixe a criança procurar algo para se entreter e também lidar com o tédio.
Distribua as tarefas de casa de acordo com a idade.
È importante a manutenção da rotina, dos combinados e das regras da casa com as crianças. A previsibilidade proporciona a sensação de segurança e bem estar. Inseri-las nas tarefas da casa proporciona uma sensação de pertencimento e responsabilidade. Considere a relação entre idade e dificuldade da tarefa.
Pratique Exercícios Físicos com eles.
Pense em atividades com movimento corporal, como: dança, correr ou imitar animais. Além de gastar energia, podem ser um aliado no combate ao estresse e o aumento do vínculo familiar, mas tende evitar muita agitação perto da hora de dormir.
Use o Que Tem de Bom na Internet.
Diversas atividades estão sendo oferecidas online: contação de histórias, tutoriais de como fazer brinquedos e muitas dicas de entreter as crianças. Aproveite tudo isso a seu favor e acompanhe as atividades online, o tempo gasto e o conteúdo adequado para cada faixa etária.
Não se Cobre Demais.
Você não precisa ser um super cuidador! A casa vai ficar bagunçada, você vai perder a paciência, nem toda refeição será saudável e a roupa vai acumular. Você tinha sua rotina e agora tudo mudou. Não se culpe! Você está fazendo o seu melhor.
Ana Rosa Corneli
Psicóloga
CRP 07/31454
Leave a Reply